Cadastro das Casas de Farinha do Município

28.07.2021

Nesta Quarta-feira, 28 de julho de 2021, a Prefeitura Municipal de Josenópolis, através da Secretaria de Cultura/Departamento de Cultura, deu início ao Cadastro das Casas de Farinha do Município.

Mais do que um local de fabricação de alimentos, as casas de farinha reforçam os laços de pertencimento e identidade das comunidades que enxergam a importância da produção de mandioca e dessas pequenas fábricas para suas vidas, servindo como base de alimentação e tradição para muitas famílias e comunidades.

A importância desses saberes motivou o IEPHA (Instituto Estadual de Patrimônio Histórico e Artístico) de Minas Gerais a iniciar pesquisas para identificar os Moinhos de Milho e as Casas de Farinha como patrimônio cultural de Minas Gerais. O cadastro coletivo, realizado pelo IEPHA, prefeituras, instituições de ensino, comunidades e pesquisadores em geral, irá ajudar a conhecer um pouco mais sobre esse universo e propor medidas de proteção e salvaguarda desses bens culturais.

 

Outras Notícias

Carnaval
09.02.2024

O Carnaval é uma das festas populares mais conhecidas no mundo ocidental, sendo a maior festividade do Brasil. Sua origem remonta à Idade Média e tem associação direta com o cristianismo. O Carnaval chegou ao Brasil, durante o período colonial, caracterizado por diversas brincadeiras, como o entrudo. Ao longo do século XX, uma série de ritmos e danças passaram a […]

PROCON JOSENÓPOLIS INFORMA
24.01.2024

A prefeitura de Josenópolis, por meio da Secretaria Municipal de Governo e do Procon, em parceria com o Ministério Público informa.   Para dúvidas reclamações ou denúncias, entre em contato com o Procon Josenópolis. Sempre em defesa do Consumidor Josenopolense.