(38)3736-9042

Histria da Cidade

 Histórico

Josenópolis teve seu inicio em 1909. Existiam aqui duas fazendas, sendo seus proprietários, Manoel José Lino e Domingos Ramalho, que residiam nessas fazendas. O lugar era chamado Barreiras. Em 1911, um padre conhecido por José de Carvalho, fez fez uma reunião com os senhores José Lino Martins, Manoel José Lino, José Luiz Gonzaga e José Fidelis, onde ficou decidido que seria construída uma igreja, uma escola e um cemitério.
Assim que terminasse a construção da igreja, o padre traria uma imagem de São José. A partir daí, Barreiros recebera o nome de Josenópolis, que foi lutando contra as dificuldades. Os moradores iam à cavalo para o Arraial da Serra, hoje Grão Mogol, para buscar seus mantimentos. Outros iam caminhando, numa viagem que durava até cinco dias. Naquele tempo não existiam estradas de rodagem, até que, corajoso, o Senhor Antônio Torneiro, reunindo alguns homens, abriram uma estrada à mão, já que não haviam máquinas. Esta estrada é a estrada Manoel Maria.
Por ela trafegava uma vez por mês um carro carregado de sal para ser dividido entre todos os moradores da região. Aos poucos Josenópolis foi desenvolvendo. Mais tarde ganhou a iluminação gerada por motor a diesel, que funcionava das dezoito às vinte e uma horas. A água era distribuída de uma torneira da qual usufruíam os moradores locais.

Gentílico: josenopolense


Formação Administrativa

Distrito criado com a denominação de Josenópolis, pela lei estadual nº 2764, de 30-12-1962, subordinado ao município de Grão-Mogol.
Em divisão territorial datada de 31-XII-1963, o distrito de Josenópolis, figura no município de Grão-Mogol.
Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1991.
Elevado à categoria de município com a denominação de Josenópolis, pela lei estadual nº 12030, de 21-12-1995, desmembrado de Grão-Mogol. Sede no antigo distrito de Josenópolis. Constituído do distrito. Instalado em 01-01-1997.
Em divisão territorial datada de 2003, o município de constituído do distrito sede.
Assim permanecendo em divisão territorial datada 2007.