Nesta quarta feira (20), em comemoração ao dia Dia Nacional do Livro Infantil (18 de abril), a Secretaria Municipal de Educação, a Escola Estadual Juca Maria e as Escolas do Campo prepararam uma programação especial de incentivo à leitura.

Nesta manhã várias atividades foram realizadas na quadra poliesportiva da Escola Municipal Manoel José Lino, entre elas a exposição de livros, teatros, apresentações musicais, paródias, declamações de poesia.

A Escola Estadual Juca Maria realizou o “Chá Literário”, com a exposição de vários livros, dentre eles: Menino Maluquinho, Duende da Ponte, Tanto/Tanto Bruxa/Bruxa, A Cobra do seu Jardim, Contando/Cantando e Encantando, Brigão e o Beija Flor, Igor o Rei Leão, A Árvore Generosa, Não Jogue seu Lixo Fora, Dom Quixote entre outros. No momento, os visitantes puderam degustar um delicioso chá com biscoitos e bolos durante a apreciação dos livros.

A diretora da Escola Estadual Juca Maria Sirleny Ramos Pestana e a Secretária de Educação Daniela Carolina Fernandes ressaltaram  a importância do projeto para incentivar os alunos no interesse pela leitura e aproveitaram para agradecer mais uma vez o empenho e a dedicação de todos os funcionários na concretização do projeto "Viajando pela Leitura".

A Creche e o Pré Escolar também desenvolveram atividades para comemorar o dia do livro infantil que foram realizadas no prédio da Creche Criança Feliz.

Você sabia que no dia 18 de abril é comemorado o Dia Nacional do Livro Infantil?
A data não foi escolhida ao acaso: trata-se de uma justa homenagem a Monteiro Lobato, escritor que, como poucos, dedicou-se à literatura infantil no Brasil.
O Dia Nacional do Livro Infantil foi instituído em 2002, ano em que foi criada a Lei 10.402/02, registrando a data de nascimento de Monteiro Lobato como o dia oficial da literatura infanto-juvenil. Escritor vinculado ao Pré-Modernismo brasileiro que contribuiu com obras célebres para o público adulto, Lobato deixou também um enorme legado para a literatura infanto-juvenil, já que mais da metade de seus livros era dedicada a esse público. Sua primeira história infantil, A menina do narizinho arrebitado, foi publicada em 1920, e o sucesso do livro fez com que outros tantos surgissem, imortalizando as personagens Dona Benta, Pedrinho, Narizinho, Tia Nastácia, Emília, o Visconde de Sabugosa, entre outros, que posteriormente seriam eternizados no famoso programa de TV produzido no final dos anos 1970 até meados dos anos de 1980 e retomado no final dos anos de 1990 até meados dos anos 2000.
Monteiro Lobato foi o primeiro escritor da literatura infanto-juvenil a perceber a necessidade de inserir nas histórias para as crianças e os jovens elementos da cultura nacional, como os costumes do povo do interior e as lendas de nosso folclore. Fez isso de maneira única, combinando a identidade brasileira aos elementos da literatura universal, como a mitologia grega. Foi também o precursor da literatura paradidática, cuja principal característica é permitir que a criança aprenda enquanto brinca e lê.
Nascido em Taubaté, estado de São Paulo, no dia 18 de abril de 1882, Monteiro Lobato transformou-se em “gás inteligente” — definição bem-humorada que costumava dar à morte — no dia 04 de julho de 1948. Durante seus 66 anos de vida contribuiu intensamente para a literatura brasileira, transformando-se em referência no assunto. Para celebrar o dia da literatura infanto-juvenil, escolha um dos vários títulos de Lobato e boa leitura!

Títulos da literatura infanto-juvenil de Monteiro Lobato:

1 – Reinações de Narizinho;
2 – Viagem ao céu e O Saci;
3 – Caçadas de Pedrinho e Hans Staden;
4 – História do mundo para as crianças;
5 – Memórias da Emília e Peter Pan;
6 – Emília no país da gramática e Aritmética da Emília;
7 – Geografia de Dona Benta;
8 – Serões de Dona Benta e História das invenções;
9 – D. Quixote das crianças;
10 – O poço do Visconde;
11 – Histórias de tia Nastácia;
12 – O Picapau Amarelo e A reforma da natureza;
13 – O Minotauro;
14 – A chave do tamanho;
15 – Fábulas;
16 – Os doze trabalhos de Hércules (1º tomo);
17 – Os doze trabalhos de Hércules (2º tomo).

Fonte: PEREZ, Luana Castro Alves. "18 de abril — Dia Nacional do Livro Infantil"; Brasil Escola. Disponível em

Veja as fotos em nossa galeria de fotos, aqui: Dia do Livro